Composição do petróleo

Após o recebimento da seguinte pergunta, de um de nossos leitores do blog:
"Por quê Os óleos obtidos de diferentes reservatórios de petróleo possuem características diferentes?"
Resolvi fazer a publicação deste artigo. Usei de uma linguagem bem simples e nada formal para que um leigo possa entender.

O petróleo é uma mistura complexa de inúmeros compostos orgânicos, com predominância quase absoluta de hidrocarbonetos, associada a pequenas quantidades de nitrogênio, enxofre e oxigênio e outros. Sua composição química varia de acordo com sua procedência.
A composição do petróleo não é constante, variando de zona para zona do globo. De acordo com a sua composição a cor (normalmente acastanhada) e a viscosidade do petróleo podem variar, assim como o seu poder calorífico (falamos de petróleos leves e pesados). Os hidrocarbonetos são compostos que armazenam uma grande quantidade de energia.

Composição básica:
Carbono 81-88%
Hidrogênio 10-14%
Oxigênio 0.01-1.20%
Nitrogênio 0.002-1.70%
Enxofre 0.01-5.00%

Todavia, em média, pode-se dizer que o petróleo contem cerca de:
84% de carbono
14% de hidrogênio
1-3% de enxofre
-1% de azoto
-1% de oxigênio
-1% de metais
-1% de sais
-2% de nitrogênio.

De origem orgânica, com à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.
Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado, a rocha matriz, mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar. Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, com rochas selantes, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. Através da combinação de todos estes processos temos diferentes tipos de características pois cada elemento químico, tempo de deposição e composição da bacia temos a diferenciação do tipo de óleo gerado.
No que se refere aos hidrocarbonetos, os quais constituem a maior percentagem do petróleo, eles podem agrupar-se como se segue:

- Parafinas (hidrocarbonetos lineares ou ramificados de fórmula Cn H2n+2, normalmente com 1 a 20 átomos de carbono).
Exemplos de Parafinas: metano; etano; propano; butano; isobutano; pentano; hexano, heptano; n-octano; isooctano, etc. Estes compostos podem ser gases ou líquidos.
- Aromáticos, são hidrocarbonetos com estruturas em anel (anel benzeno com 6 átomos de carbono e ligações duplas alternadas), com um ou mais anéis por molécula.
Exemplos de hidrocarbonetos Aromáticos: benzeno; tolueno; xileno; naftaleno, etc. Estes compostos são normalmente líquidos.
- Cicloalcanos, são hidrocarbonetos com estrutura em anel mas sem ligações duplas (CnH2n) e com um ou mais anéis por molécula.
Exemplos de Cicloalcanos: ciclopentano; metilciclopentano; ciclohexano; metilciclohexano, etc. Estes compostos são normalmente líquidos.
- Alquenos, são hidrocarbonetos lineares ou ramificados com ligações duplas (CnH2n).
Exemplos de Alquenos: etileno; buteno; isobuteno, etc. Estes compostos podem ser gases ou líquidos. Os Alquenos raramente estão presentes no petróleo bruto, mas surgem durante o processo de refinação.