WELL TEST - PARTE 1

WCP-T (Well Completion and Productivity – Testing), é o procedimento responsável por realizar testes em poços já em produção ou realizar estudo de viabilidade de novos poços. A finalidade de se realizar testes em poços já em produção é que à medida que o poço flui, a pressão e temperatura sofrem variações, assim como as razões entre seus produtos, ocasionando alterações nos parâmetros de produtividade.

DataLatch
É o conjunto de ferramentas utilizado para fazer leituras de pressão e temperatura em tempo real no fundo do poço. Consiste tanto de ferramentas que descem na coluna de Testing, o que inclui os gauges, que são os sensores, como também ferramentas que descem na bobina de cabo elétrico. A comunicação entre as ferramentas da coluna e as que descem no cabo se dá por meio de indução magnética entre duas bobinas, uma em cada tipo de ferramenta. Essa comunicação permite, além de fazer a leitura dos gauges, fazer a leitura de dados já registrados. A transmissão de dados é feita pelo cabo elétrico até a superfície onde, com o auxílio de uma interface e um computador (com um software específico) é capaz de fazer as leituras e até
reprogramar os gauges.
A leitura em tempo real dos dados possui duas vantagens principais: permite saber se já foram recolhidos dados suficientes e também saber se todo o equipamento de fundo está funcionando devidamente.
Os gauges que descem na coluna podem ser de qualquer um dos tipos que serão mostrados no devido tópico, e podem registrar tanto dados referentes ao anular (região exterior à coluna), abaixo e acima da válvula de fundo.


Ferramentas de fundo do DataLatch

Na figura a baixo poderemos  identificar todas as principais ferramentas utilizadas neste serviço, desde o computador de superfície (SCPU) com sua impressora, passando pela bobina de cabo elétrico, as interfaces (SBSA e LSCI), a ferramenta que desce no cabo (LRTL e LRTC, sendo que a primeira é responsável pelo travamento mecânico da ferramenta na coluna e a segunda pela transmissão de dados), o LDCA (ferramenta responsável por receber o LINC Running Tool e transmitir os dados), o DLWA (responsável por receber os dados dos gauges e transformá-los no sinal a ser transmitido à superfície) até o DGA, que é o porta-registradores (gauges).

Esquema completo do DataLatch

STAN
É o conjunto de sensores de pressão, temperatura e vazão que fazem as leituras nos equipamentos de superfície. Existem dois conjuntos de equipamentos, um para a cabeça do poço e outro para o separador (de fases).
Na Figura a baixo é mostrado um layout básico de como as ferramentas de Surface Well Testing se conectam. Dessa forma é possível localizar onde cada conjunto do STAN fica localizado no fluxo, além de possibilitar uma visão geral do fluxo do óleo desde o poço até os queimadores.



Analizando a figura pode-se perceber que, para conectar os sensores aos computadores de aquisição (localizados na cabine), são necessários longos cabos. Estes necessitam de um revestimento resistente a chamas, água, produtos químicos e altas cargas que podem passar por cima deles.

Amanhã a parte 2 - VXFM, Registradores, Válvula de Fundo e conclusão.

Créditos:
CANADA TECH. Disponível em: http://www.canadatech.com
SCHLUMBERGER. Disponível em: http://www.slb.com
Fábio Spezzano Toniolo - ITA.